CATARINA- A CHIMPANZÉ

"Pouco importa que dirijam o olhar para você, se estiver decidido a ser bom, generoso, altruísta e compassivo. Consciente de estar fazendo o melhor, nenhum fracasso poderá perturbar a sua serenidade interior e você não precisará estar constantemente reconsiderando seus objetivos. A consciência limpa serve de travesseiro macio."

Dalai Lama





A exploração comercial dos grandes primatas em laboratórios, circos, espetáculos e zoológicos pode ser considerada como uma espécie de escravidão, lembrando o que o homem fazia com seus semelhantes considerados inferiores até pouco mais de um século atrás. 

http://www.projetogap.org.br/







Esta é a Catarina. Meiga, dócil, quase humana...


Na época do trabalho voluntário no IBAMA meu destino cruzou com o dela.E a partir daí foi uma looonga história.


Catarina era de um circo em Minas Gerais e trabalhava nele há 40 anos.


Após apreensão( que por incrivel que pareça , foi feita em Campanha - MG) ela foi levada ao Santuário em Sorocaba o Projeto GAP que cuida só de primatas.Hoje ela vive com eles, mas por ter sido domesticada ainda tem dificuldades em se adaptar...


No fundo sinto que ela sofre com a falta dos donos e, eles dela...mas não poderia mais ser submetida a trabalho escravo...

Entre outras coisas, no Ibama constatei que, no Brasil, existe uma legislação avançada que protege(?) a fauna nativa, porém não protege as espécies exóticas, que ficam a merce da cobiça e da crueldade dos homens .