VEGETARIANO ? Respostas para as perguntas mais comuns

Dentro do vegetarianismo existe ser "vegano"- que é a alimentação isenta de qualquer fonte animal, e, também uso de produtos que contenham origem animal, que é o meu caso.
Então, por que ser vegano ou ser vegetariano?


Porque os animais não existem pra nos servir ou entreter. Eles estão sendo torturados e mortos sem piedade a cada segundo, sem a mínima necessidade. Porque a alimentação vegana é deliciosa e super saudável. E porque está mais do que na hora de fazermos a nossa parte e ajudarmos a resolver vários problemas, como sofrimento animal e poluição do meio ambiente.


Nenhuma carne, leite, queijo ou ovos? Mas o que é que um vegano come, então?


Legumes, verduras, frutas, cereais, grãos (risotos, massas, tortas, saladas, quiches, pães, bolos, sopas, pizzas...), tudo o que existe no mundo, menos porcaria.




Ah!!! e é importante que a gente se lembre do básico: as indústrias de pele, couro, lã e seda, se beneficiam da exploração e do sofrimento animal através do comércio de casacos, cintos, jaquetas, blusões, calçados, acessórios. Sabendo que a gente não precisa e nem quer colaborar com isso, vamos fazendo a nossa parte.

E a vitamina B12? Ela só é obtida de fontes animais. 
Ela também é sintetizada em laboratório e pode ser reposta em forma de suplemento vitamínico. E essa é a ÚNICA vitamina que precisa ser reposta pelos veganos. Peça detalhes e dicas ao seu médico ou nutricionista.
Você não tem medo de ficar anêmica?


Anemia pode acontecer com qualquer um.
Pra prevenir, basta se alimentar direitinho.
Fontes boas de ferro: alimentos folhosos verde-escuros, como agrião, couve, cheiro-verde; legumes (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas e açúcar mascavo. Também existem alimentos fortificados com ferro, como farinhas de trigo e milho, cereais, etc.


E como você consegue sua proteína?


Do mesmo jeito que você: na mercearia, feira, supermercado.
Segundo a ADA (American Dietetic Association) e nutricionistas do Canadá em seu posicionamento sobre dietas vegetarianas de 2003 encontramos o seguinte parecer:



“Os profissionais da nutrição têm a responsabilidade de apoiar e encorajar os que demonstram interesse pelo consumo de uma dieta vegetariana.”

Textos da ADA de 1997 já afirmavam que a dieta vegetariana pode ser utilizada em todas as etapas da vida (incluindo a gestação e a infância). Cerca de 8 anos após ainda ouvimos absurdos sobre a dieta vegetariana. E o que é pior: por profissionais ligados à área de nutrição.